domingo, novembro 01, 2015

O Tilacino

                                                
                                                        O Tilacino

O tilacino comumente, conhecido como lobo da tasmânia ou tigre da tasmânia foi o maior marsupial carnívoro dos tempos modernos.
nativo na austrália e nova guiné acredita-se que se tornou extinto no seculo XX foi o ultimo membro do seu gênero thylacinus anida que diversas especies relacionadas tenha sido encontradas em registro de fosseis datando desde ao inicio do mioceno.






















Os tilacinos foram extintos na austrália continental, milhares de anos antes da colonização europeia do continente, mas sobreviveram na ilha de tasmânia junto com diversas espécies endêmicas incluindo o diabo da tasmânia. A caça intensiva encorajada por recompensas por os considerarem uma ameaça aos rebanhos é geralmente culpada por sua extinção mas outros fatores que contribuíram pode ter sido doenças a introdução de cães e dingos e a intrusão humana seu habitat.                                                    

O ultimo registro visual conhecido ocorreu em 1932 e o ultimo exemplar morreu num zoológico de hobart em 7 de setembro de 1936. Apesar de ser oficialmente classificado como extinto relatos de encontros ainda são reportados. Como tigres e lobos do hemisfério norte dos quais herdou dois dos seus nomes comuns o tilacino era um superpredador da cadeia alimentar como marsupial.
não era relacionado a estes mamíferos placentários mas devido a convergência evolutiva ele demonstra as mesmas formas de adaptações. seu parente mais próximo é o diabo da tasmânia.


O tilacino era um dos únicos marsupiais a terem um marsúpio em ambos sexos outro é a cuíca-d água o macho tinha uma bolsa que agia como um revestimento protetor protegendo os órgãos externos do animal enquanto este corria através da mata fechada.


descrições do tilacino variam uma vez que as evidências são restritas as espécimes preservados de filhotes a registros fosseis restos peles e esqueleto fotografias em preto e branco e filmes do animal em cativeiro relatados em campo o tilacino lembrava um cachorro grade com pelo curto e um rabo firme que suavemente se estendia do corpo de varias forma similar áquele de um canguru muitos colonos europeus fizeram comparação direta com uma hiena devido sua postura incomum e comportamento geral sua cobertura amarelo-marrom  apresentava 13 a 21 listras escuras destintas pelas suas costas traseiras seu pelo era denso e macio com 
comprimento de ate 15 mm em juvenis a ponta do rabo posuia uma crista. suas orelhas arredondadas e eretas tinham o comprimento de cerca de 8 cm e eram cobertas com um pelo curto a coloração variou de amarelo claro a marrom escuro a barriga era de cor creme. 


O tilacino adulto tinha o comprimento de 100 a 130 cm mas uma cauda de cerca 50 a 65. a maior especie medido tinha 290 cm do nariz a cauda, adultos possuíam uma altura de 60 cm no ombro e pesavam de 20 a 30 kg. As pegadas do tilacino podiam ser distinguidas de outros animais nativos ou introduzidos diferentes das raposas, gatos, cães, wombats, ou diabos da tasmânia os tilacinos 
tinham uma pata traseira muito larga e quatro dedos frontais óbvios arranjados em uma linha quase reta as patas traseiras eram similares ás patas frontais mas tinha quatro dedos ao invés de cinco suas garras eram não retrateis.


Impossibilitado-o de correr em alta velocidade podia também realizar um salto bípede de forma similar ao canguru demostrado em varias ocasiões espécimes em cativeiro. O tilacino era um caçador  noturno e crepuscular passando as horas de luz em pequenas cavernas  ou troncos de árvores ocos em um ninho de galhos casca de árvore ou folhagem de samambaias. o tilacino 
era exclusivamente carnívoro seu estomago era musculoso com capacidade de distender-se para permitir que o animal comesse grandes quantidades de alimento de uma só vez provavelmente uma adaptação para compensar os longos períodos em que a caça era mal sucedida e o alimento escasso. Entre as presas incluíam- se cangurus, wallabees, wombats, aves e pequenos animais como os potorous e os possuns. o tilacino provavelmente foi extinguido na austrália continental ha cerca de 2.000 anos a extinção é atribuída á competição com humanos e indígenas e a invasão dos dingos seus ambientes claramente se sobrepunham restos sub fosseis formam descobertos em proximidade daqueles dingos. a adoção dos dingo como companheiro de caça pelos indígenas teria colocado o tilacino sob crescente pressão.                      
Vídeos do Tilacino
    



Nenhum comentário:

Postar um comentário