sexta-feira, agosto 05, 2016

A Lenda da Mula sem Cabeça


Mula-sem-cabeça


 A lenda da mula sem cabeça, apesar de ser comum em todo brasil, variando um pouco entre as regiões é mais frequente em Goiás e Mato grosso. Dizem que, em noites escuras de sexta-feira, ela aparece numa encruzilhada. também  contam que se alguém passar correndo diante de uma cruz á meia noite pode vê-la.


Mula-Sem-Cabeça
A pesar do nome, mula-sem-cabeça, dizem que ela aparece como um animal inteiro, forte, lançando fogo pelas narinas e pela boca, onde tem freios de ferro. nas noites em que ela aparece, ouve-se seu galope, acompanhando de longos relinchos. Ás vezes ela parece chorar como uma pessoa.
contam que ela percorre sete povoados ao longo da noite e, se pegar alguém, chupa lhe os olhos,as unhas  e os dedos. então, para se proteger, ao ver a mula, deve-se deitar de bruços no chão e esconder unhas e dentes para não ser atacado.
Se alguém, com muita coragem tirar os freios de sua boca, o encanto será desfeito e a mula-sem-cabeça voltará a ser gente.

A Lenda do Lobisomem


                                             O Lobisomem

O lobisomem é um homem que toda sexta-feira, á meia noite, se transforma em lobo.
O lobisomem é metade lobo e metade homem.Antes do amanhecer ele procura uma encruzilhada para voltar a ser homem. Caso contrário ficará lobisomem para o resto da sua vida.
o lobisomem suga sangue das pesoas e dos animais. quem acredita em lobisomem, dia de sexta-feira, não sai de casa depois da meia noite.

A Lenda do Saci

                                 
                                                                                                    Saci

A leda do saci é muito antiga no Brasil. Ele também é conhecido como saci-cererê,matimpererê e matinta pereira.
o saci-pererê é pretinho e tem uma perna só,tem olhos bem vermelhos,fuma cachimbo e usa um gorro vermelho que lhe da poderes mágicos, como desaparecer e aparecer onde quiser.
Ele adora fazer pequenas travessuras, como esconder brinquedos,soltar animais dos currais,derramar sal nas cozinhas,fazer trança nas crinas dos cavalos e etc.

A Lenda da Cuca

Cuca do sitio-do-pica-pau-amarelo

                                                                                                             Cuca

A cuca é uma figura bem conhecida do folclore brasileiro. Diz a lenda que ela é uma velha bruxa em forma de jacaré. A cuca rouba as crianças vive fazendo mal com suas feitiçarias. O personagem tornou mais conhecido nos livros infantis de Monteiro Lobato e no sítio do pica-pau-amarelo apresentado na televisão.

A Lenda do Uirapuru




A lenda do Uirapuru é a lenda de um pássaro especial,pois dizem que ele é mágico, quem o encontra pode ter um desejo especial realizado. O Uirapuru é um símbolo de felicidade. Diz a lenda que um jovem guerreiro apaixonou-se pela esposa do grande cacique. Por se tratar de um amor proibido não poderia se aproximar dela. Sendo assim, pediu ao deus Tupã que o transformasse em um pássaro. Tupã transformou o em um pássaro vermelho telha, com um lindo canto. O cacique foi quem logo observou o canto maravilhoso daquele pássaro.

Ficou tão fascinado que passou a perseguir o pássaro para aprisoná-lo e ter seu canto só para ele. Na ânsia de capturar o pássaro, o cacique se perdeu na floresta.Todas as noites o Uirapuru canta para a sua amada.Tem esperança que um dia ela descubra o seu canto e saiba que ele é o jovem guerreiro.

A Lenda do Boto Cor de Rosa


                                                 A Lenda do Boto-Cor-de-Rosa

 A lenda, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas primeiras horas das noites de festa e com um poder especial, transforma-se em um lindo jovem vestido com roupas brancas. Ele usa um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Nas festas, com seu jeito galanteador e falante, o boto dança, bebe, se comporta como um rapaz normal e  aproxima-se das jovens solteiras, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto, pois o seu encantamento só acontece à noite.